TERRITÓRIO CIRCULAR 100%:
AFINAL, O QUE É?
Nos perguntamos: o que seria necessário para que
NENHUMA EMBALAGEM fosse enterrada ou jogada no meio ambiente? Quais são as soluções existentes? Como aceleramos a ECONOMIA CIRCULAR nas cidades?
Muitas soluções já foram testadas por empresas e prefeituras, algumas funcionaram, outras não.
Mas, e se essas soluções resolvessem partes de um quebra-cabeça? E se juntas fizessem um grande ORGANISMO CIRCULAR acontecer?
Definimos as áreas a atuar, todas ao mesmo tempo agora!
Reuso de embalagens
Evitando o descarte precipitado e desnecessário é possível propor soluções de reuso de embalagens como de produtos de limpeza, cuidados pessoais e produtos alimentícios, entre outras.
Procuramos soluções que permitam o reúso de embalagens, com soluções de logística, higienização e reinserção na jornada da embalagem. Assim, queremos soluções que contribuam para o prolongamento da vida útil dos materiais e diminuição do desperdício destes recursos.
foto: shutterstock - africa studio
Educação ambiental
Com impacto no longo prazo, a educação ambiental é capaz de mudar a mentalidade do cidadão para uma postura mais responsável e participativa na problemática do lixo. Dentro deste contexto, estamos em busca de soluções que ajudem a construir uma cultura de separação dos resíduos dentro das escolas, condomínios, residências, órgãos públicos, empresas, comércios, dentre outros.
foto: https://fia.com.br/blog/educacao-ambiental/
Procuramos FORNECEDORES de soluções ligadas à inovadores formatos de PEVs; à escolha de locais para instalação; às formas de engajamento para o uso; à gestão do PEV (considerando limpeza e manutenção, retirada e destinação de recicláveis); dentre outras práticas que contribuam para o funcionamento efetivo dos PEVs.
foto: https://fia.com.br/blog/educacao-ambiental/
Os PEGs proporcionam algum tipo de retorno para a entrega de recicláveis, tendo o potencial de motivar mais pessoas a depositarem seus resíduos. Assim, estamos em busca de soluções que contribuam para o aumento do número de PEGs; definição das melhores localidades para instalação; formas de controle dos resíduos depositados; formas de gratificação; gestão dos PEGs; dentre outras iniciativas que demonstrem contribuir de forma significativa para o funcionamento e atratividade dos PEGs.
foto: shutterstock - oatawa
Buscamos soluções que promovam a inclusão dos catadores individuais e organizados na coleta seletiva pública; remuneração da coleta dos materiais recicláveis; melhoria do valor de comercialização dos materiais recicláveis; melhoria do vestuário, EPIs, equipamentos e veículos para a coleta dos materiais recicláveis; tornar a coleta de materiais recicláveis mais eficiente, dentre outras.
foto: https://observatorio3setor.org.br/colunas/catadores-e-reciclagem-o-futuro-de-um-planeta-nas-maos-de-invisiveis/
Procuramos soluções ligadas aos modelos de rede de Cooperativas de triagem de materiais recicláveis; consolidação de volumes de materiais para escala de venda, modelos de governança e financiamento da rede; estratégia de logística, armazenamento e comercialização conjunta; estratégias de beneficiamento dos materiais recicláveis para melhorar o valor de comercialização; modelos de plano de negócio; dentre outras.
foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cooperativismo
Procuramos soluções que aumentem a segregação de recicláveis por parte dos cidadãos, aumentando os volumes coletados porta a porta.
foto: https://www.vgresiduos.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-coleta-seletiva-e-logistica-reversa/
Identificar iniciativas, projetos e programas já existentes que se integrem à separação dos recicláveis, coleta seletiva, triagem, beneficiamento, valorização, comercialização e reciclagem dos materiais. Procuramos soluções de MARCAS E EMPRESAS que já tenham como objetivo a maximização de coleta de algum material bem como sua destinação para a indústria da reciclagem.
foto: https://www.paraibuna.com.br/reciclagem/
INICIAMOS ENTÃO NOSSA MARATONA!
E fizemos uma grande chamada!